domingo, 24 de julho de 2016

Tudo é maternidade.




-Esse desenho não faz sentido.
-Claro que não. É um desenho.
-Esses porcos têm corpos de bolas.
-Pois é. Minha filha adora isso.
-Ela nem sequer pisca, serva.
-Pois é. É ótimo.
-É ótimo que ela não pisca? Tu achas isso bom?
-Eu acho que graças a esse desenho de animais com corpos redondos eu tenho meia hora para ouvir meus próprios pensamentos.
-Não sei do que reclamas, serva. A maternidade não parece ser complicada.
-AH você acha é? Que coisa!
-Tu reclamas à toa.
-Ah, Ok então.
-Tu não vais discutir?
-Eu? Não. Tô de boa.
-De boa? Tu estás de boa?
-É.
-De... Boa?
-Sim. De boa.
-Tu estás DE BOA?
-Foi o que eu disse, não foi?
-O que aconteceste contigo?
-Comigo? Nada uai.
-Como nada? Tu não queres discutir comigo!
-Uai, discutir pra quê? Pra Eu ficar nervosa querendo que você entenda algo que possivelmente não está nem perto de entender? Pra querer te provar que todo o santo dia eu traço um plano de rotina e que eu NUNCA consigo seguir? Pra te falar como é realmente fácil dormir umas 5 horas por noite, começar a limpar a sala e parar porque algum filho faz coco, no meio do banho outro filho faz coco, ai nisso você ainda queima o arroz, os filhos então brigam enquanto você tenta ir ao banheiro, as roupas que você perdeu um tempão arrumando estão sendo transformadas em tijolos para um forte. É realmente algo super de boa você se pegar conversando sozinha para ouvir uma voz de adulto não de um desenho, esconde todos os seus doces para não aguar seus meninos, mas na verdade é para que eles não comam as coisas que você quer comer, mas no final eles acabam comendo e você fica sem. O momento de ficar sentada no sofá não existe mais porque em 30 segundos duas crianças te consideram parte do móvel e se penduram no seu pescoço, e é claro, começam a brigar de novo.  Mas, de boa. Uma dada hora do dia você acha que fez muito, mas tem ainda louça, roupa, chão, mais fralda e mais briga para administrar - além de supermercado, comida, banho, recolher lixo, explicar para parente porque não vai com 3 crianças pra lugar nenhum e ainda ouvir reclamação. E depois de tudo, sentar no computador querendo se acabar em séries, mas começa procurando vaga de trabalho, ouve umas justificativas de empregador por não te contratar porque "a responsabilidade de mãe iria atrapalhar" que você preferia ter furado os ouvidos. Ai tem ainda que ouvir de pessoas ao redor as suas razões de ter tido tantos filhos, porque minha guria se veste de azul, porque meu guri brinca de boneca, porque ainda amamento meu bebê de oito meses e porque não estou impecável no final do dia pare receber meu marido. Sem contar que o fim de semana esta aí para descansar, eu que não sei aproveità-lo. Meu amor, xô te contar que não descanso desde 2011, Não sei o que é sábado nem domingo. Feriado é tipo uma utopia. E é claro, é tão traquilo quando eles dormem em sincronia, coisa que raramente acontece, e você pensa em tomar um banho que dure mais do que 3 minutos, mas sua mente e corpo só querem é ficar quietinhos jogados no sofá fazendo merda nenhuma. E é nessa hora que normalmente alguém telefona ou entra em casa e já presume como é fácil a vida de uma mãe, isso porque nem de banho tomado você está. Igualzinho você está fazendo.
-Estou sem palavras, serva.
-Ainda bem.
-Gostaria de me desculpar.
-Desculpas aceitas.
-Mas gostaria de perguntar algo.
-Ai lá vem.
-Tu fazes tudo isso e ainda estás feliz. Como?
-Porque, mesmo estando LOUCA todo o dia, todo momento desse dia de loucura é valioso demais pra mim. Estou viva, Pé. Tenho 3 filhos incríveis. Eles me deixam louca, mas eles são universos incríveis. Cada um da sua maneira. Todo dia eles aprendem coisas novas. E a forma do que eles me olham, como se eu fosse uma pessoa ultramente FODA, é de matar qualquer pensamento de autosabotagem ou de insuficiência. Porque eu faço tudo isso, Pé, mas ainda me sinto insuficiente às vezes. Errada, pouca merda. A cobrança em cima é devastadora, mas a cobrança que eu mesma faço em mim é tipo um tiro de bazuca. Mas, a aprendi a ver o lado positivo de tudo, inclusive da dificuldade. E eu sei que tenho que melhorar as minhas percepções da vida, porque são elas que moldam meu caminho. A gente escolhe diariamente como quer viver. Ás vezes dá uns tilts. Mas uma hora eu consigo.
-Os anos te fizeram mais sábia, serva.
-Isso ou fiquei louca de não dormir mais.
-Serva, tua cria dormiste.
-É mesmo.
-O que tu vais fazer? Tomar banho? Escrever? Tomar coca-cola.
-É...
-Ficar sentada aqui olhando pro nada?
-Sim.
-Tô contigo, serva.

Um comentário:

  1. eu sei que é bem difícil, querida. Sua mãe, creio, mais ainda. Sua prateleira, ainda está aqui, se vc quiser. Eles são todos pequenos juntos e vão crescer juntos, logo a fase enlouquecedora vai amenisar. Bjs

    ResponderExcluir